sexta-feira, 20 de maio de 2011

Semana Otimismo que Transforma!

Nesta próxima semana, de 22 a 29 de Maio de 2011, teremos a Semana Otimismo que Transforma em que parte da venda de produtos CocaCola será revertida para projetos de reciclagem, como o Reciclou Ganhou


Para a divulgação do evento, a CocaCola promoveu um encontro entre blogueiros dos mais diversos temas para conhecer melhor uma das ONGs apoiadas pela instituição. Fomos até o Rio de Janeiro visitar a ONG Doe seu lixo e ver mais de perto como ela funciona. O evento foi marcado pela i presença de representantes da instituição, pelo presidente da ONG Doe seu lixo e pelos vários depoimentos de profissionais do lixo que compartilharam o dia-a-dia e como chegaram a ser presidentes das cooperativas.


É incrível poder ver de perto a organização dessas pessoas. Nos aterros quando, individualmente, cada um se esforça para oferecer um sustento a mais para cada família, enfrentam moscas, urubus, e vários problemas desagradáveis provenientes de ambientes como este. 


O trabalho nas cooperativas é diferente. Cada um exerce uma função. Uma das dificuldades que os presidentes dessas cooperativas enfrentam é a desconfiança do individuo que "cata lixo". Precisam explicar o porquê que seria melhor o trabalho dele numa cooperativa, suas condições de trabalho e até a remuneração. Precisam explicar tudo, tamanha a desconfiança plantada nos corações dessas pessoas devido a aproximação de pessoas que apenas querem tirar proveito desta parcela da sociedade. 


Nas cooperativas, eles podem fazer seu horário de trabalho e com essa logística, conseguem inclusive ampliar sua faixa salarial. Com isso, o instituto CocaCola vem apoiando este tipo de iniciativa. A ONG precisa de lixo para que as cooperativas possam melhorar ainda mais a qualidade de vida de seus funcionários. Para isso, é necessário fazer um cadastro no site da DOE SEU LIXO e assim, a cooperativa mais próxima irá pegar seu lixo reciclável em sua própria residência/comércio.


Vários pontos foram discutidos neste encontro, como a necessidade da Educação Ambiental desde a primeira escola. Em países do Norte, não tem como não aplicar o principio da separação do material reciclável. É um hábito da população separar o lixo, limpá-lo e deixá-lo apropriado para que os profissionais do lixo desempenhem o seu trabalho.


Outra observação bastante importante foi feita por Zilda Barreto, presidente de uma das cooperativas credenciadas do Rio de Janeiro. Quando acabamos de consumir um suco de caixinha, por exemplo, aquilo de repente se torna lixo. Não ingerimos lixo. O que resta é um resíduo que não nos é mais aproveitável. 


Quando repassamos o resíduo para as cooperativas, não estamos ajudando-as, e sim, transferindo nosso problema para ela. Aquilo era de responsabilidade nossa, as ONGs conseguem dar uma destinação adequada aos resíduos.


Que possamos valorizar cada dia mais essas profissões e apoiar iniciativas como esta, onde a CocaCola se preocupou em dignificar estas profissões.


O encontro contou com vários momentos emotivos, onde expressões mais fortes e contagiantes mexeu com todos, ouvindo cada história de vida, transformação, superação e OTIMISMO!!!!!!!!


Realmente vi que o OTIMISMO pode TRANSFORMAR vidas e dar voltas por cima!



Vale a pena Praticar a Sustentabilidade!
Obrigada pela leitura!
Até a próxima!

Karen Andressa
www.praticosustentabilidade.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe seu comentário!