segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Um pouquinho mais sobre QUEIMADAS

Queimadas... por que quando o clima fica seco aparecem mais delas?


Elas podem começar por diversos motivos... alguém está cansado daquela árvore/terreno perto de sua casa que só faz atrair insetos, bichos indesejáveis, sujeira, praga, limpeza... há também as questões da colheita na agricultura (como a cana-de-açucar)... mas tem também as queimadas que surgem de forma natural, como no cerrado!

É lindo ver este processo, determinadas espécies que só existem no cerrado, só conseguem germinar depois de sua semente passar pelo fogo. Mas é triste ver atos tão maldosos e inconsequentes que observamos tanto também esta época do ano, em que vários kilomêtros são devastados apenas para atenderem algumas chamadas "necessidades" de desenvolvimento.

"Já o cerrado, segundo maior bioma brasileiro, que abrange as savanas do centro do país, teve sua cobertura vegetal reduzida a praticamente a metade, de 2.038.953 km² para 1.052.708 km², com área total desmatada de 986.247 km² (48,4%) até 2008, sendo que 85.074 km2 (4,2% do total) foram destruídos entre 2002 e 2008, segundo dados do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (CSR/Ibama) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente. O percentual de área desmatada neste bioma é maior que o verificado na Floresta Amazônica." Fonte: IBGE

O prejudicial dessas queimadas é o material orgânico particulado (MOP) que delas derivam. Afetam diretamente a nossa saúde. Sua composição é praticamente fuligem do carvão (carbono), por isso sua nomenclatura 'orgânico'. Este MOP é absorvido pelo bronquios que ficam mais estreitos, causando sua inflamação e com isso a passagem do ar fica mais difícil, provocando a chiadeira e a falta de ar, principalmente em idosos e crianças.

Por isso tão prejudicial também para o agravamento do aquecimento global. Como a maioria de nós sabemos, este fenômeno tem como cerne da questão o aumento de gás carbônico na atmosfera, provindos da poluição, do mau uso dos recursos naturais, bem como as queimadas, má disposição final do lixo de maneira geral, etc... A queimada é carvão praticamente puro. O fenômeno de 'queimar', consome oxigênio para causar a oxidação da matéria orgânica na presença de altas temperaturas. 

Se vc conhece alguém que não liga muito pra isso, ou que é desinformado nesta questão, fale pra ele abertamente sobre as consequências de suas atitudes e mostre que se cada um de nós fizermos nossa parte, somaremos um TOTAL bem positivo para o nosso planeta!

Pratique a sustentabilidade! 'Xô' queimadas! Um 'VIVA' para nossa saúde e bem-estar!
Obrigada pela leitura! Até a próxima!
Bjs

@karen_andressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe seu comentário!