segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cultivando... flores e sustentabilidade!

Flores... algo tão singelo que talvez não paramos para pensar no impacto desse tipo de cultivo.


Ontem foi dia das mães e o niver da minha mamãe também está chegando, uma das primeiras coisas que pensamos nestes tipos de datas é nas flores.

As flores são produzidas em sua grande parte na América do Sul. É um tipo de mercado que tem crescido muito. Vc já parou pra pensar em todos os tipos de eventos nos finais de semana, o tanto de flores que são usados e SIMPLESMENTE jogados fora no dia seguinte? No ano de 2010 quase 1 milhão de casamentos foram realizados . Se um bouquet de noiva pesa uns 2 quilinhos... imagine os 10 quilos de um arranjo bem gordinho, vezes 20 por casamento, vezes um milhão... vezes umas 20 flores por arranjo... realmente, o desperdício é bastante...

Assim como toda a empresa que quer conquistar a seriedade no mercado, ao se implantar algum tipo de cultivo, deve se valer de Estudos de Impacto Ambiental e um prévio cadastramento no site do IPCC para que se possa calcular créditos de carbono que esse tipo de cultivo futuramente possa adquirir.

O cultivo de flores é parecido com o de frutos, onde pesticidas e fertilizantes são aplicados. Como qualquer cultivo, a mão-de-obra a ser contratada deve ser preparada para que acidentes com este tipo de produto e seu contato não venham a prejudicar a saúde do trabalhadores. Estudos mostram que trabalhos que exigem muito da saúde do trabalhador, desenvolvem no âmbito social, determinados impactos negativos, como o aumento da criminalidade e consumo de álcool.



Outro impacto negativo observado é que geralmente este tipo de cultivo aqui na Américo do Sul, é a interferência nos hábitos da sociedade local, costumes e a cultura no caso de plantações em áreas que empregam mão de obra indígena.

Enfim, depois de tantos impactos negativos, não vamos ficar sem aquele mimo que tantos as mulheres gostam, não é verdade? Quem nunca sonhou aquela entrega de flores em um caminhão na frente da sua casa? rsrs... Também não é para tanto, não é meninas?!

Mas vc pode sim, presentear e ser presentado sem peso na consciência... sei que deve ser difícil ter conhecimento do modo como foi cultivado as flores que vc está adquirindo, mas em quantidade, nada vai se comparar aquela usada em eventos e casamentos pomposos...

Prefira uma decoração mais clean, que além de ser charmosa, vc pode dar um toque pessoal em cada arranjo, como usá-lo como lembrancinhas. Além de economizar, vc vai alegrar a casa de alguém por alguns dias...

Para sua flor durar mais, troque a água todos os dias por água GELADA... ela vão durar mais, e manter a cor por mais tempo!


Substituir flores naturais por artificiais é uma boa idéia pra quem não enjoa fácil das flores, e assim, não descartá-las. Há flores bem bonitas que parecem naturais e é uma boa opção de decoração sem muito custo!

Creio que o impacto maior são as empresas de eventos e floriculturas que se desfazem desses artigos tão delicados e que duram tão pouco... quem sabe para ganhar mais utilidades com os arranjos, doem no outro dia após as festanças para igrejas enfeitarem seus lugares de encontro, assim como asilos, que com certeza vão adorar ter um colorido novo a cada semana nos seus espaços, creches, hospitais, enfim, não há ambiente que não fique mais alegre com a presença delas... as flores! #ficaadica

Qualquer coisa, se um dia vc ganhar AQUELE caminhão de flores, me fala, que eu calculo pra vc o equivalente em emissões de CO2 e aí vc pode plantar um jardim bem bonito na sua casa para neutralizarmos as emissões! rsrs...



Espero que tenham gostado! Uma ótima semana a todos! Bem colorida!
Forte abraço!

@karen_andressa


4 comentários:

  1. nao cresci muito perto de flores! Porem, quando pensamos em flores, nao ha' quem nao as ame. Com respeito a sustentabilidade, quando amamos a vida, nao ha' quem nao a considere e tente praticar, mesmo que intuitivamente,nao?
    Lindo post!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a foto e o texto. Parabéns. Seu protejo é muito bom.

    Usei sua foto no meu face... linda.

    https://www.facebook.com/ronaldsergio.sr

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a foto e o texto. Parabéns. Seu projeto é muito bom.

    Usei sua foto no meu face... linda.

    https://www.facebook.com/ronaldsergio.sr

    Bom dia!

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário!