segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um pouco sobre ÓLEOS

Óleos... substância de caráter tão diferente da água, substância essencial para nossa sobrevivência. Todos sabem que água e óleo não se misturam e tal... será que precisamos tanto de óleo assim então? 


Óleos são compostos químicos que por sua conformação molecular não é possível ser hidratada, por isso são tão características. São encontrados de diversas formas na natureza, desde em sementes, para a germinação até no processo de decomposição que ao longo dos milhares de anos da existência terrestre, se transformou em petróleo. 





Usamos muito este tipo de substância, e o que podemos fazer para que possamos garantir um futuro melhor para nossas futuras gerações e que também possam usufruir de tantas coisas gostosas que fazemos utilizando este tipo de substância, viajar... comer batata frita.... 


Os vários tipos de óleos tem diversas formas de descarte. Oleos usados como lubrificantes, ou derivados deste setor, quando recolhidos, pela legislação, devem voltar para os fornecedores (refinarias) que devem dar a destinação adequada a esses resíduos. Geralmente, passam por um processo de refinação novamente, voltando a ser adicionado a óleos novos, e comercializados novamente. 



Já nós, consumidores comuns, usamos muito o óleo na culinária tbm. Esse tipo de óleo tbm já vem sendo recolhido em coletas de lixo reciclável. Vc pode colocar em garrafas PET e disponibilizar para a coleta. 


O mais ideal, creio eu, que seria nós mesmo darmos um fim adequado a esse tipo de resíduo. Transformá-lo para sabão seria uma ótima alternativa, senão a das melhores. Pense bem, este óleo será utilizado e transformado para que ao usarmos, seja solúvel em água e colabore para o melhor tratamento de águas, já que esta tecnologia já é conhecida e bem aplicada, diferente de alguma para retirar óleos de água.


Para o RJ pontos de coleta e iniciativas como a http://www.vivaoleo.com.br são ótimas alternativas.
A legislação para resíduos oleosos pode ser lida clicando aqui.


Vou deixar aqui tbm uma receita de sabão para se fazer em casa. Minha avó faz e garanto que é ótimo para ariar alumínio, fica brilhando. Tbm lavar panos de limpeza é tiro-e-queda e manchas difíceis, como odores e amarelados nas axilas de roupas brancas. Para quem não é dona-de-casa, não se preocupe, deixe suas dicas com sua ajudante, afinal, quem presta contas do seu lar, é você mesma.... rsrs.... 







- 5 litros de óleo de cozinha usado e filtrado, para retirar as impurezas das frituras, assim o sabão ficará de melhor qualidade; 
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Gente, por favor, faça isso com uso de uma máscara comum mesmo, ou coloque um pano protegendo suas vias respiratórias, e use luvas, de limpeza mesmo. Não entre em contato direto com produtos químicos, e mexa os ingredientes com colher de madeira.
Algumas dicas de EPIs... rsrs... 
Fica aí a minha dica! O melhor mesmo é a diminuição do consumo, assim, melhor para a nossa saúde tbm! 
Divulgue e melhore a qualidade de vida de muitos!
Abç
Até a próxima!
@karen_andressa ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe seu comentário!