quinta-feira, 16 de junho de 2011

Decoração com Vidro Reciclado


Olha essa GREENHOUSE em Nova York! Ela é autosustentavel, e estes mais de 5000 pendentes são feitos de vidro reciclado! Quando visitei a ONG Doe seu Lixo no Rio de Janeiro, ouvindo o depoimento de uma catadora de resíduos recicláveis, ela disse que tinha muito medo de encontrar vidro no meio dos materiais.

Isto me fez pensar o quão importante seria se todos nós reciclássemos o material VIDRO, ou se pelo menos, reutilizássemos. Hoje compartilho com vcs as várias maneiras de se usar vidro na decoração de ambientes, ou mesmo reciclá-los.

O caco de vidro, pode ser incorporado em diversos tipos de materiais. Hoje em dia ele é muito usado com asfaltos, blocos de cimentos, até mesmo telhas! Os materiais ficam com um aspecto super moderno, com pontos brilhantes ou coloridos. Dá para se confeccionar com várias cores. Olha essa pia feita com cacos de vidro incorporados no seu material!

O vidro tbm pode ser derretido novamente, economizando energia na fundição e matéria-prima, como a sílica, por exemplo, dando novos formatos e novas peças de decoração tbm! Esses terrários em formato de peras foram feitos com vidros reciclados.





Também, ao invés de apenas descartá-los de forma ideal, podemos reutilizá-los em seu formato original, como as garrafas, que dão lindos vasos coloridos como solitários para flores.

Todos sabemos que vidros, depois de quebrados, são materiais altamente cortantes. Isto tudo se deve a forma dos cristais formados no momento de fundição da sílica. Devemos lembrar que para descartá-los, quando quebrados, podemos envolvê-los em caixas de papelão, ou caixinhas de leite que vc tbm irá descartar no seu lixo reciclado. O vidro deve ser descartado com seu lixo seco.

Dica: não precisa ficar se desdobrando para separar seu lixo reciclável. Apenas separe-o em SECO e MOLHADO. Apenas dois cestos de lixo. o MOLHADO seria o ORGÂNICO, que a coleta comum de lixo de sua cidade passa recolhendo. O SECO, seria todo o tipo de material RECICLAVEL, onde coletas específicas da cidade passam em dias específicos nos bairros. Aconselho vc acessar o site de sua cidade e saber certinho o dia que a coleta de reciclado passa no seu bairro.

É muito interessante saber o processo de fabricação de materias de vidro. Saiba mais sobre todo o processo de fabricação de vidros em: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/vidro.htm


           
Lembrando que o símbolo da reciclagem para vidros é a da cor verde, caso vc encontre alguma dessas lixeiras coloridas e precise descartar alguma coisa. Geralmente não tem nada escrito, apenas o símbolo. Fica aí a DICA!





Que iniciativas sejam tomadas! Sei que vamos chegar a tal ponto que iniciativas assim vão ser comuns!

E que o comum venha! Deixo aqui algumas referências para todos!
Pratique a Sustentabilidade!

Obrigada pela leitura!
Até a próxima!

Karen Andressa (@karen_andressa)

http://www.neei.uevora.pt/~nunocroino/largmind/?p=436
http://www.vidroimpresso.com.br
http://www.greenhouseusa.com/
http://erikalizfarma.files.wordpress.com/2011/01/vidros-1.pdf

2 comentários:

  1. The arithmetic problems are clear and easy so you'll be able to instantly get started on working towards your 우리카지노 tables

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário!