terça-feira, 31 de maio de 2011

Criatividade com Reciclável!

Em dias frios, a vontade de ficar em casa aumenta e com ela, a vontade de fazer coisas mais caseiras. Comidas, foundes, caldos, bordados, cuidar dos filhos... haja tanta criatividade para isso! Com tanta criatividade aguçada, a reutilização de materiais pode ser uma alternativa. Há pessoas que até ganham dinheiro com venda de produtos artesanais que podem ser feitos com materiais recicláveis.


Existe móveis feitos de pneus de borracha, bolsas, flores, objetos de decoração feitos com PET. Tudo é uma questão de bom gosto e tempo tbm neh?!?!?!

Para cada artesanato criado (objeto) pequeno, usa-se em torno de 3-5 garrafas PETs, o que equivale em torno de 280g de PET. Isso equivale a um impacto de  aproximandamente 90 Kg de CO2 lançados para a atmosfera, se todas as garrafas PETs fossem descartadas comumente no meio ambiente.

Da mesma forma para os móveis de pneus. Em média, para se confeccionar um móvel deste tipo, 10 pneus são utilizados. Se fossem descartados sem nenhum tratamento para o meio ambiente, isto geraria em torno de  90000 Kg de CO2 para a atmosfera (pneus de aro 25').

Quanto a gente pode poupar para o nosso meio ambiente hein?
Realmente aqui ficou provado que a REUTILIZAÇÃO é mais do que prioridade para o nosso dia-a-dia.

Pratique a sustentabilidade!
Obrigada pela leitura!

Até a próxima!
Karen Andressa

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O mundo seria melhor com mais PIPAS!


Quando fazia barquinhos de papel, das gravuras dos tempos de barcos-a-vela, talvez nunca paramos para pensar que a vida moderna fosse chegar a um ponto que tecnologias passadas voltariam a tona como alternativas em sustentabilidade. Depois de um consumismo acelerado de combustíveis, a energia renovável vem de braços abertos alcançando a humanidade.

Os combustíveis utilizados por grandes máquinas, na maioria com combustíveis fósseis e derivados, contribuem e muito para a poluição atmosférica e o aquecimento global. Abaixo temos alguns valores para alguns combustíveis:
1 tonelada de carvão vegetal queimados emitem aprox. 3,3 toneladas de CO2 para a atmosfera
100 litros de querosene queimados - aprox. 200 Kg CO2 para a atmosfera
100 litros de óleo diesel queimados - aprox. 300 Kg de CO2 para a atmosfera

Em uma viagem de curta distância (SP-RJ), já emitimos em torno de 100 Kg de CO2 equivalente!

A energia eólica tem grande potencial, para gerar energia elétrica e agora, unida com a força tração, pode movimentar navios... inclusive cargueiros!

Se trata de pipas rebocadoras para navios. Ela promete diminuir o uso de combustíveis de até 35% ao ano, o que daria em torno de 100 milhões de toneladas de CO2 economizadas para a atmosfera.

Mas como esse tipo de tecnologia aguentaria tamanha força?
Se trata de uma fibra 15 vezes mais forte que o aço e que flutua na água. Suporta uma força de 45 a 90 cavalos! É quimicamente inerte e funciona bem em qualquer tipo de ambiente... secos, salgados, molhados... e não se degradam na presença de luz UV (tipo de irradiação solar).

Esse tipo de fibra tbm já está sendo estudada para utilização médica, em ortopedia e cirurgias cardiovasculares.


Iniciativas como esta nos dá a esperança de que nem tudo está perdido, ou pelo menos, podemos fazer MUITO com POUCO! Um simples vento, tão comum em alto mar!

Seja criativo tbm e deixe um legado à futuras gerações!
Pratique a sustentabilidade!

Obrigada pela leitura!
Até a próxima!

Karen Andressa

domingo, 22 de maio de 2011

Biocombustíveis: Grande potencial para o Brasil!

Muito me chamou a atenção em uma reportagem neste domingo sobre os novos ônibus em Curitiba. São chamados de LIGEIRÃO e possuem plataformas especiais para que assim possam trafegar em maiores distâncias e não enfrentarem congestionamentos, comuns nas capitais estaduais brasileiras.

O ônibus possui 28 metros de comprimento e uma das principais novidades envolvidas neste tipo de transporte foi que ele é movido a 100% biocombustível.

Vários tipos de biocombustíveis são estudados no Brasil. A base de soja, mamona, palha de cana-de-açucar, óleo de fritura de cozinha usado, plantas oleaginosas em geral.
O biocombustível usado, no caso, seria o de soja, mostrando nosso grande desempenho nas pesquisas científicas, onde na Alemanha já realizou testes em um veículo e biocombustível cristalizou, diferente da frota curitibense.

Vários tipos de pesquisas vem sendo realizadas neste ramo. Oxido de aluminio também tem mostrado que usado como aditivo em biocombustíveis, melhora seu desempenho diminuindo a emissão de poluentes em seu uso. O óxido de alumínio é facilmente encontrado na natureza e utilizado das mais diversas formas, como na fabricação de vidros, isolante térmico a até como abrasivos por dentistas!

O grande ganho foi do meio ambiente! Com este tipo de frota, 30% das emissões nocivas ao meio ambiente/saúde pública foram diminuídas, contabilizando cerca de 160 toneladas por mês!

Grandes foram os testes para se chegar ao biocombustível sem mistura. Proporções de 5% até 20% foram utilizadas até se chegar ao B100. Apesar de um aumento no custo final da produção, a idéia está sendo MUITO bem aceita pelos ambientalistas e principalmente pela população depois que a LEI No  11.097, DE 13 DE JANEIRO DE 2005, fixa a utilização de biocombustíveis nos combustíveis anteriormente utilizados.

Lembrando que para tudo isso funcionar bem, até as montadoras, precisam desenvolver novas formas de combustão compatíveis com os novos combustíveis que vem sendo produzidos.
Tudo isso envolvendo muito otimismo e esforço por parte de todos para construirmos um futuro melhor para as nossas futuras gerações!

Pratique a sustentabilidade!
Utilize combustíveis mais ecológicos e exija-os também!

Obrigada pela leitura!
Até a próxima!

Karen Andressa

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Semana Otimismo que Transforma!

Nesta próxima semana, de 22 a 29 de Maio de 2011, teremos a Semana Otimismo que Transforma em que parte da venda de produtos CocaCola será revertida para projetos de reciclagem, como o Reciclou Ganhou


Para a divulgação do evento, a CocaCola promoveu um encontro entre blogueiros dos mais diversos temas para conhecer melhor uma das ONGs apoiadas pela instituição. Fomos até o Rio de Janeiro visitar a ONG Doe seu lixo e ver mais de perto como ela funciona. O evento foi marcado pela i presença de representantes da instituição, pelo presidente da ONG Doe seu lixo e pelos vários depoimentos de profissionais do lixo que compartilharam o dia-a-dia e como chegaram a ser presidentes das cooperativas.


É incrível poder ver de perto a organização dessas pessoas. Nos aterros quando, individualmente, cada um se esforça para oferecer um sustento a mais para cada família, enfrentam moscas, urubus, e vários problemas desagradáveis provenientes de ambientes como este. 


O trabalho nas cooperativas é diferente. Cada um exerce uma função. Uma das dificuldades que os presidentes dessas cooperativas enfrentam é a desconfiança do individuo que "cata lixo". Precisam explicar o porquê que seria melhor o trabalho dele numa cooperativa, suas condições de trabalho e até a remuneração. Precisam explicar tudo, tamanha a desconfiança plantada nos corações dessas pessoas devido a aproximação de pessoas que apenas querem tirar proveito desta parcela da sociedade. 


Nas cooperativas, eles podem fazer seu horário de trabalho e com essa logística, conseguem inclusive ampliar sua faixa salarial. Com isso, o instituto CocaCola vem apoiando este tipo de iniciativa. A ONG precisa de lixo para que as cooperativas possam melhorar ainda mais a qualidade de vida de seus funcionários. Para isso, é necessário fazer um cadastro no site da DOE SEU LIXO e assim, a cooperativa mais próxima irá pegar seu lixo reciclável em sua própria residência/comércio.


Vários pontos foram discutidos neste encontro, como a necessidade da Educação Ambiental desde a primeira escola. Em países do Norte, não tem como não aplicar o principio da separação do material reciclável. É um hábito da população separar o lixo, limpá-lo e deixá-lo apropriado para que os profissionais do lixo desempenhem o seu trabalho.


Outra observação bastante importante foi feita por Zilda Barreto, presidente de uma das cooperativas credenciadas do Rio de Janeiro. Quando acabamos de consumir um suco de caixinha, por exemplo, aquilo de repente se torna lixo. Não ingerimos lixo. O que resta é um resíduo que não nos é mais aproveitável. 


Quando repassamos o resíduo para as cooperativas, não estamos ajudando-as, e sim, transferindo nosso problema para ela. Aquilo era de responsabilidade nossa, as ONGs conseguem dar uma destinação adequada aos resíduos.


Que possamos valorizar cada dia mais essas profissões e apoiar iniciativas como esta, onde a CocaCola se preocupou em dignificar estas profissões.


O encontro contou com vários momentos emotivos, onde expressões mais fortes e contagiantes mexeu com todos, ouvindo cada história de vida, transformação, superação e OTIMISMO!!!!!!!!


Realmente vi que o OTIMISMO pode TRANSFORMAR vidas e dar voltas por cima!



Vale a pena Praticar a Sustentabilidade!
Obrigada pela leitura!
Até a próxima!

Karen Andressa
www.praticosustentabilidade.blogspot.com



terça-feira, 17 de maio de 2011

Calor humano X calor do lcd????

Quando cheguei ao Rio de Janeiro pela primeira vez, por cima das nuvens o sol estava brilhando... Quando descemos, nublado... Tinha chovido um dia anterior... Ainda bem que não estava chovendo...

Mesmo sendo viagens de aviao, ha maneiras de se ter comportamentos sustentáveis.
Prefira os voos na classe economica. Transportando mais gente ao mesmo tempo, diminuimos bastante as emissoes de GEEs.

Com certeza, os transportes coletivos entram tbm neste mesmo caso.

É claro que realizar encontros virtualmente evitam grande parte de toda a poluição gerada. Daí que entramos num dilema muito debatido ultimamente... Será que o contato chamado de "calor humano" está se afastando de nós?

Lendo o livro "geração digital" percebo que a maioria dos contatos hoje são feitos virtualmente. Ontem, conversando com uma prima, concluímos que o que vc demora para conhecer as pessoas pessoalmente, virtualmente vc consegue em dias, ou até mesmo em questão de horas.

É claro que tudo tem uma vantagem, por isso que devemos, onde podemos, ser ambientalmente corretos, pois eventos assim não tem como ser evitados...

Pratique a sustentabilidade!
Até a próxima!
Bjs

Karen

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dicas sustentáveis para um ambiente de escritório

Escritório, ambiente fechado, luzes artificiais e condicionadores de ar. Tudo isso gera no ser humano condições comportamentais das mais variadas. Perdemos atéa noção das horas quando ficamos em um ambiente com luzes artificias o dia todo.

Com certza, dá para se Praticar muito medidas sustentaveis.
Primeiro, converse com seus Colegas de trabalho e superiores, para se usarem mais as janelas. Cortinas podem ser abertas durante o dia e o escritório aproveita a luz natural.

Abrir as janelas nos dias mais frios economiza a energia elétrica usada nos condicionadores de ambientes. Poupemos emissões de GEEs.

Usar canecas/copos individuais ao invés de copos descartáveis tbm diminuem o lixo não-orgânico.

Preferir disponibilizar documentos para clientes/funcionários arquivos e atualizões digitais. Economizemos arvores. Inclusive as de reflorestamento.

Talvez até o coador de café poderia voltar a ser o de pano... Grande iniciativa para se pensar!

Adote algumas medidas e pratique a sustentabilidade!
Até a próxima!

Bjs
Karen Andressa

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sustentabilidade: Consciência ou Conceito?

Depois de tantas conversas sobre um dos assuntos que mais fazem parte de minha vida, sustentabilidade, alguém vira pra mim, na correria do dia, e na pressa de se fazer outras coisas, me diz... 'Ah, mas deixa esse negócio de sustentabilidade um minutinho de lado...' rsrs... é claro que a pessoa riu, mas fiquei a pensar, sobre qual seria o conceito para esta pessoa sobre este assunto.

Para cada pessoa, será de um jeito. Pra mim é um modo de vida. Algo que está mais que ligado a meu jeito de ser. Pra mim é comum pensar como cada ação minha refletirá de futuramente. Será que para esta pessoa seria?!?!?

Creio que para ela é apenas um conceito, algo que não está em seus hábitos, e que dificilmente alguma de suas ações seriam realmente pensadas de maneira a economizar os recursos naturais.

E o que é sustentabilidade pra vc? É apenas um conceito ou algo que dá pra fazer parte de sua vida?!?!
Que encruzilhada hein?!

Fica aí a dica e uma força a todos os leitores! É possível sim vivermos de maneira consciente.
Pratique a sustentabilidade!

Não é apenas um conceito em que ouvimos falar.

Bjs a todos!
Karen Andressa

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novo Código Florestal...

Quanta discussão para fazer o que seria melhor para o nosso país!

É claro que devemos discutir... como diz o meu pai: "esgotar o assunto..." mas creio que tanta discussão, por vezes, nos faz perdermos o nosso foco.

Grande parte da discussão, todos sabem, gira entorno de interesses... por vezes pessoais! Os ruralistas querem pressa para que o novo Código seja aprovado para que assim, tenham mais terra para desmatarem (afinal as áreas de APPs seriam diminuidas em parte) e não pagarem, se por ventura desmataram, suas multas até junho de 2008. Creio que o principio SUSTENTABILIDADE não existe de nenhuma forma em pessoas neste tipo.

Depois de vermos tanto os EUA dizer através de seu ex-presidente que poluiria mais se fosse necessário, vemos que não se trata de classe social grende parte de conscientização. Trata-se de solidariedade. Esta vem de um conceito que está ligado intimamente com compaixão. Se compadecer com as pessoas que dia-a-dia passam por nossas vidas, seja pela TV, pela janela do carro, pelo conhecimento de parentes é necessário. Mas que sejamos ainda mais solidários com o meio-ambiente ao nosso redor. Por vezes deixarmos de fazer nossa vontade para um BEM maior!

Devemos crer que se poluimos ou temos alguma ação que de certa forma refletiu-se negativamente no ambiente em que vivemos, refletirá também da mesma forma para nós mesmo, num curto prazo de tempo. A água que poluímos ou que gastamos demais, vai voltar para nós poluída também, refletirá em nossos bolsos para limpá-la. Isto seria uma das deduções mais simples.

O meio-ambiente só aceita ser poluído pois está corruptível. Tudo em nossa Terra pode acabar um dia. Por isso, meus amigos e leitores, que continuemos com nosso força para mudar além de nossas atitudes, mas sim o pensamento de nossos queridos.

O Brasil não necessita mais de desmatamentos para se desenvolver economicamente, segundo estudos da SBPC. Temos auto-suficiencia na produção de petróleo, energia elétrica, temos combustíveis alternativos. Somos um dos poucos países com muitas vantegens sobre nossa vasta natureza em nosso território! Que possamos valorizá-la e AMÁ-LA cada dia!

VIVA A CRIAÇÃO E ENGRADECIDO SEJA O CRIADOR!

Obrigada pela leitura!
Bjs

Karen Andressa